Dica de Documentário: InnSaei - o poder da intuição


InnSaei - o Poder da Intuição
Alemanha, 2016
Direção: Hrund Gunnsteinsdottir e Kristín Ólafsdóttir
Gênero: DocumentárioDuração: 74 minutos
Hrund Gunnsteinsdottir tinha uma boa colocação na ONU. Mas ao perceber as consequências geradas pelas mais de 100 horas de trabalho semanais em sua vida, decidiu parar a fim de refletir sobre suas escolhas e dedicar-se a novos projetos. Este documentário é fruto desta busca interior que envolveu investigar fundamentos em diferentes fontes como a ciência, a filosofia oriental e a arte na intenção de construir uma existência com mais bem-estar e significado.
As demandas do cotidiano estão cada vez maiores e são percebidas como razão  geradora de grandes níveis de estresse. Além disso, o constante barulho - interno e externo - e as distrações incessantes, tornam cada vez mais difícil o exercício de estarmos conectados com os nossos verdadeiros sentimentos e necessidades. O resultado é uma vida que vai se esvaziando de sentido.

Qual seria a solução para esse dilema contemporâneo? O documentário apresenta reflexões e propostas que envolvem autoconhecimento e a conexão consigo mesmo(a) e com os outros através da melhorias das nossas habilidades de intuição e empatia.

.

"Nossos cérebros estão conectados ao meio ao nosso redor. (...) E me pergunto: como as crianças são moldadas pela cultura que as rodeia? Em que tipo de oceano de informação e estímulo as crianças estão sendo submergidas? Há um lado escuro para toda esta interconectividade. Ao invés de nos unir, talvez estejamos fazendo o contrário: tornando-nos mais desconectados de nós mesmos, uns dos outros e do mundo ao nosso redor."

"Propósito é o fundamento da vida humana neste planeta. O que ele faz é apagar o sentido da aleatoriedade e ao fazer isso fornece um certo tipo de significado mais profundo e reconhecimento do ser humano como tal. Isso serve para manter a intuição viva. Porque se eu tenho propósito eu sei que não é outra pessoa - não é a escola, não é a instituição - que me diz que eu tenho um propósito. É o mundo inteiro que está me olhando como uma entidade com propósito."
(Malidoma Somé, PhD e ancião do povo africano Dagara)


"Intuição é a tomada de consciência das coisas sutis que estão fora do nosso foco de atenção. Coisas das quais temos consciência  de forma subliminar, inconsciente. E se passamos muito tempo focados na nossa mente consciente não vemos o que deveria ser importante - parece não estar presente, nem ser importante, por isso eliminamos. Mas ao fazê-lo cortamos a maior parte do que sabemos porque, na verdade, bem pouco do nosso processo mental é consciente: a maioria - ao menos 95%, possivelmente 99% - não é consciente. E agem pra alertar a nossa lenta mente de coisas que não estão conscientes." (Ian McGilchrst, Psiquiatra)

"O que ensinamos às nossas crianças? Matemática, muito importante. Linguagem, muito importante. Mas no final das contas, vivemos num mundo funcional, precisamos agir neste mundo, interagir com ele e são necessárias certas habilidades. Habilidade em entender o que outras pessoas estão sentindo, saber o que sentimos." (Daniel Shapiro, Harvard Negotiation Program)

Outros "personagens" contribuem de maneiras diferentes para a reflexão: a artista performática Marina Abramovic que ficou conhecida por esta performance que viralizou nas redes sociais, as crianças de uma escola britânica que utiliza técnicas de meditação mindfulness e a xamã Marti Spiegelman que aponta para a relevância de estarmos em meio à natureza.

Propostas sobre as quais vale a pena ponderar. ;-)

O documentário está disponível na Netflix, neste link.

Boa diversão! :-)

Todas as imagens utilizadas são propriedade de seus respectivos autores.



Priscila Provedel © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts