Como é uma sessão de Psicoterapia?


Os atendimentos psicológicos já foram retratados em séries de tv, no cinema e descritos em romances nos livros. Mas para quem nunca se submeteu à psicoterapia pode ficar em dúvida sobre o que realmente acontece, como se portar, o que esperar. E é sobre isso que eu desejo comentar brevemente neste texto.

Uma sessão de Psicoterapia costuma acontecer sempre no mesmo dia da semana e no mesmo horário. Essa combinação é feita pelo(a) profissional e pelo(a) cliente. Portanto, aquele horário fica reservado na agenda do psicoterapeuta para aquela determinada pessoa, enquanto o processo se mantiver.

Cada profissional trabalha sob uma abordagem específica e isso determina o modo como ele(a) irá conduzir os atendimentos. Não existe abordagem "melhor" ou "pior". Um(a) psicoterapeuta bem preparado(a) saberá dispor da linha teórica que fundamenta seu trabalho para dar conta da demanda que você trouxer e lançará mão das técnicas que julgar mais adequadas e efetivas.

O(A) psicoterapeuta vai lhe convidar a entrar na sala, vocês irão se acomodar e você terá, geralmente, 50 minutos para prestar atenção em si mesmo(a), expressando as suas questões, ouvindo-se e recebendo os comentários (chamados de intervenções ou interpretações) que o profissional poderá fazer durante suas falas.

Na nossa rotina, muitas vezes corrida, temos pouco tempo para uma pausa e  refletirmos sobre nós mesmos, nossas ações, sentimentos, escolhas, para entrar em contato com nossos sonhos, desejos, conflitos, desafios, pensar sobre como nos permitimos afetar pelos outros e sobre nosso modo de "estar no mundo". A Psicoterapia justamente é o espaço para todas essas questões. E o psicoterapeuta é o profissional que vai lhe ajudar a se ouvir melhor, a se conhecer mais e se conscientizar sobre seu potencial e a possibilidade de fazer escolhas mais alinhadas aos seus valores pessoais.

Entenda qual a diferença entre uma conversa com um amigo e um atendimento psicológico aqui.

A psicoterapia beneficia tanto as pessoas que tenham algum transtorno mental quanto aquelas que estejam passando por uma dificuldade pessoal transitória em alguma área específica da vida. E também é um excelente caminho para aqueles que desejam conhecer mais sobre si mesmos e, assim, melhorar sua qualidade de vida e seus relacionamentos interpessoais.

Veja neste texto todas as áreas nas quais a psicoterapia pode lhe ajudar.

Então, sim, você poderá abordar qualquer assunto e dizer livremente o que se passa pela sua cabeça - a não ser que esteja fazendo um tipo de psicoterapia breve e focada numa determinada questão. Assuntos do dia-a-dia, relembrar situações ocorridas no passado, discorrer sobre o modo como você se sente, tratar de questões mais subjetivas ou mais objetivas. Tudo é válido e é material para o(a) psicoterapeuta compreender o modo como você funciona e lhe auxiliar a ficar mais atento(a) sobre si mesmo(a).

Vale chorar, rir e ficar em silêncio quando sentir necessidade. Existirão sessões nas quais você sairá mais leve, terá compreendido muitas coisas sobre seu jeito de ser e outras nas quais você sairá um pouco mais desconfortável, incomodado(a) com as reflexões realizadas ou até com a sensação de que aquele atendimento "não foi tão proveitoso". Porém tudo faz parte de um processo maior no qual você é, ao mesmo tempo, explorador e território em constante transformação.

Em alguns atendimentos o psicólogo pode usar técnicas diferentes, sugerir uma "lição de casa" ou você mesmo pode sentir vontade de trazer algo diferente para a sessão. Tudo é negociado entre ambas as partes.

O mais importante é confiar no profissional que você escolheu, entregar-se ao processo, ser sincero(a), estar disponível, engajado(a) e compreender que a mente e as emoções possuem sua lógica e tempo particulares.
Psicoterapia não é um remédio que tem efeito imediato no organismo. Envolve conscientização, comprometimento e abertura para mudanças - e que, frequentemente, se configura numa jornada transformadora.



Priscila Provedel © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts