O que quer dizer 'Ressignificar'?


Imagine a seguinte situação:
É seu aniversário e você convidou alguns colegas de trabalho para um happy hour a fim de comemorar. Chamou, é claro, aquele colega com quem você mais convive e ele diz que vai com certeza. Porém, ele não aparece. Você se frustra, fica chateado(a) e pensa que a conexão de vocês deve ser suficiente apenas para convivência no ambiente profissional. No dia seguinte ele não vai trabalhar e você fica sabendo que a avó dele, que o criou, faleceu no dia anterior. Provavelmente é por isso que ele não foi à sua comemoração. Você compreende, se solidariza e transforma sua forma de perceber o acontecimento.

A ressignificação é um conceito utilizado na Programação Neurolinguística (PNL) que acabou sendo assimilado por outros campos e áreas de atuação como a Psicologia e a Comunicação.

Basicamente, ressignificar consiste em atribuir um novo significado a um episódio ou situação, através de uma mudança de visão a respeito dos mesmos.

Enxergamos a vida, as pessoas e os acontecimentos de um modo muito específico que reflete nossos valores pessoais, experiências anteriores, nossas crenças, preconceitos e nosso modo de "estar no mundo". Interpretamos a realidade através desse "filtro".

Certas situações experienciadas na vida podem levar à frustração, dúvida ou insatisfação. Acionam "gatilhos" internos que eliciam emoções desagradáveis que contaminam o nosso humor, as nossas ações e nos causam sofrimento. Os sentimentos relacionados àquele acontecimento são mais amargos e menos "digeríveis". Nestes casos, vale à pena buscar ressignificação. A psicoterapia, por exemplo, é um dos espaços que favorece a ocorrência dessas mudanças de visão e postura.

Analise mais um exemplo:
Uma colega pensa que mulheres solteiras são promovidas mais facilmente. Isso faz com que ela esteja adiando marcar o casamento com o noivo porque ela deseja muito chegar à gerência do departamento no qual trabalha. Um dia, num workshop, ela colocou o quanto essa crença a incomodava. E o facilitador fez algumas perguntas a ela: “Toda mulher que foi promovida estava solteira? Existem solteiras que não são promovidas? As casadas nunca recebem promoção?” E ela passou a refletir sobre o assunto. Seis meses depois ela estava escolhendo o vestido de noiva.

Isso também é ressignificar. 
.

A ressignificação pode acontecer de algumas formas principais:

- Através da inserção de um dado novo a respeito do acontecimento
Isso faz com que o quadro geral da experiência fique mais amplo e, racionalmente, você modifique a sua forma de concebê-lo;

- Através do amadurecimento pessoal
Quando você revê valores, decisões, modos de pensar e sentir e acaba por elaborar o conteúdo de maneira diversa, transformando o significado atribuído àquele acontecimento;

- Através da escolha deliberada pelo "lado bom"
Adota-se uma postura otimista, focada no positivo, extraindo o aprendizado (quando for o caso) e optando por desconstruir crenças limitantes, de modo consciente.

A ressignificação torna os acontecimentos:
Você pode se fazer algumas perguntas quando busca ressignificar algo:
  • O que você pensa/acredita pode ser aplicado a todo mundo e em todas as circunstâncias?
     
  • Caso outras pessoas estivessem no seu lugar, elas pensariam o mesmo que você ou poderiam interpretar de maneiras diferentes?
     
  • Quais fatos, sentimentos e sensações lhe fizeram pensar e ver a situação da forma como está vendo? Você já se sentiu assim em outras situações?
     
  • Consegue perceber que existe uma escolha entre continuar interpretando as situações da mesma forma e se colocar de maneira diferente diante de um evento do seu passado?
Quando se ressignifica algo, comportamentos, emoções e pensamentos também se alteram.

É um cenário que pode ser libertador e nos fortalece enquanto protagonistas de nossa trajetória. Além disso, conquistamos mais leveza e mais serenidade.

Ressignificar é um exercício que pode ser trabalhoso e até incômodo, uma vez que nos faz revisitar alguns fantasmas e locais de dor - mas os sentimentos de superação e de apropriação da sua história fazem valer à pena.

Existe algo na sua vida que seja dolorido, mal resolvido e você considera que valeria a pena ser ressignificado?



Priscila Provedel © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts