O que é Psicologia? Quem são os Psicólogos?



 O QUE É PSICOLOGIA?

A origem da palavra "psicologia" deriva de outras duas: psique (alma) + logos (razão, conhecimento). Portanto, em seus primórdios, quando ainda se confundia com a Filosofia, a Psicologia era vista como uma tentativa de se compreender a alma humana.

De modo sucinto, a Psicologia é entendida como uma ciência que busca entender a forma como o ser humano conhece e interpreta a si mesmo, bem como o mundo à sua volta. Através das trocas simbólicas que realiza com a natureza, os objetos e as outras pessoas estabelece construções sociais, afetivas, políticas e econômicas que influenciam e são influenciadas pela subjetividade humana.


A partir da compreensão teórica, atinge-se uma dimensão prática na qual este profissional está instrumentalizado para auxiliar as pessoas a garantirem mais saúde emocional para si mesmas e para os grupos dos quais fazem parte.

 QUEM SÃO O(A)S PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA?

Psicólogos são profissionais que cursaram uma faculdade de Psicologia, com duração de 5 anos, estudando diferentes disciplinas que fundamentaram seu conhecimento acerca do comportamento humano e realizaram estágios supervisionados a fim de obter seu diploma em nível superior.

Para estarem aptos à prática, precisam estar inscritos em seus respectivos Conselhos Regionais, recebendo um número de registro (CRP) e colocando-se, deste modo, sob as regras do órgão que regulamenta a prática do seu exercício profissional.

Geralmente os psicólogos também se submetem a um processo de psicoterapia, realizam periodicamente supervisão dos casos que atendem e sempre estão se atualizando - quer seja participando de workshops, grupos de estudo, cursos de extensão/pós-graduação, simpósios ou como autodidatas.

 QUAIS AS DISCIPLINAS CURSADAS NO CURSO DE PSICOLOGIA?

Existem disciplinas obrigatórias e outras complementares ou optativas. Mas, geralmente, estuda-se Antropologia, Filosofia, Metodologia de Pesquisa Científica, Fisiologia, Neurologia, Psicopatologia, Técnicas Psicométricas, Psicologia do Desenvolvimento, Ética, Técnicas e Teorias Psicoterapêuticas, Psicologia do Trabalho, da Educação, Social, Teorias da Personalidade, entre muitas outras.

 QUAIS SERIAM AS CARACTERÍSTICAS DESEJADAS EM UM ASPIRANTE A PSICÓLOGO(A)?

É importante gostar de ler, se comunicar bem, ter interesse pelo comportamento e pela diversidade humana, gostar de escutar as pessoas, estar aberto para respeitar diferentes escolhas de vida, ter facilidade para interpretação de texto, capacidade de observação e análise e deve se dispor a compreender a si mesmo e buscar equilíbrio emocional.

 QUEM É O PÚBLICO DO(A) PSICÓLOGO(A)?

Seres humanos em qualquer fase de desenvolvimento, da infância até a velhice podem se beneficiar das práticas deste profissional. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupos.

 QUAIS OS LOCAIS POSSÍVEIS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL?

Consultório particular, escolas, ONGs, área acadêmica, hospitais e casas de saúde, políticas públicas, ambiente jurídico, nos esportes, agências de publicidade, organizações, penitenciárias, centros de reabilitação e outras tantas instituições.

 QUAIS PRÁTICAS O(A) PROFISSIONAL PODE DESENVOLVER?

Aquelas que envolvem avaliação, compreensão de capacidades, diagnósticos, intervenções, orientações, profilaxia - todas relacionadas ao seu campo e objeto de estudo, visando a promoção do bem-estar individual e coletivo.

Para saber mais sobre as atribuições do profissional da Psicologia no Brasil, acesse este documento do Conselho Federal de Psicologia.

A Psicologia é uma área que apresenta inúmeros desafios. Faz intersecção com outras áreas do conhecimento, leva à parcerias com profissionais de outros campos de atuação e possui uma variedade de abordagens teóricas que exigem estudo e comprometimento por parte dos profissionais. Para quem gosta de lidar com a subjetividade e a complexidade humanas é um campo fértil e que pode conduzir à uma vida profissional repleta de significado.



Priscila Provedel © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts