Qual a diferença entre um Psicólogo Clínico, um Psicanalista e um Psiquiatra?


Ainda é muito comum confundir as áreas de atuação de profissionais do campo da saúde mental como o Psicólogo Clínico, o Psicanalista e o Psiquiatra..

Você sabe as
principais diferenças que existem entre eles?
.

Quando o caso é de transtornos mentais, é usual que Psiquiatras trabalhem em associação com Psicólogos ou Psicanalistas para que o acompanhamento seja multidisciplinar e possibilite que o cliente seja tratado de maneira mais completa, abrangendo as questões orgânicas, funcionais e sóciopsicoambientais.

Um profissional capacitado e responsável, seja psicólogo ou psiquiatra, vai avaliar o cliente e encaminhá-lo, quando for o caso, para atendimento (associado ou não) com outro profissional que melhor puder auxiliar na condição apresentada.

Já a escolha entre um psicólogo e um psicanalista é exclusiva do cliente. Ele deve fazer uma primeira entrevista com o profissional, verificar se o estilo de trabalho lhe é confortável, se existe empatia entre quem atende e quem será atendido, verificar credenciais junto ao órgão regulador para assegurar idoneidade e receber indicação ou testemunho de fontes confiáveis.


Caso você tenha alguma dúvida sobre as diferenças entre esses profissionais, entra em contato por e-mail ou formulário. Ficarei feliz em te ajudar!



Priscila Provedel © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts